quarta-feira, 30 de março de 2011

LIXO TECNOLÓGICO

LIXO TECNOLÓGICO
MATINHOS EM EVIDÊNCIA
Enquanto o mundo discute questões envolvendo a destinação de seus resíduos, um grupo de pessoas e instituições ousam a prática numa parceria de muitas mãos. A Associação de Proteção aos Animais Arca de Noé - ANOÉ, a Agencia de Desenvolvimento Interno da Arte Social Solidária - INDIARTES e o Instituto Brasileiro de Ecotecnologia - Biet se juntaram e implantaram a 1ª Unidade Básica de Logística Reversa para manejo de Resíduos Tecnológicos (eletroeletrônicos e informática), que contou com a participação decisiva da empresária Volga Mirian da Silva, que doou o barracão para a instalação da mesma por um período de 06 meses, período em que se deverá dar a sustentabilidae do programa, além do Instituto Brasileiro de Ecotecnologia - Biet que provêm a ajuda de custo para os operadores da Unidade, o fotógrafo Jamidas Moreira da Silva - Doce, o graduando de Gestão Pública da UFPR - Litoral e Agente Social Ailson Orlei Moro Camargo e o Ambientalista Pedro Guimarães Rodrigues, representante das ong's ambientalistas no Conselho do Litoral.
Tal ousadia é, para além de atuar na questão com a agilidade que a mesma exige, é para provocar os demais atores implicados no tema, no caso o Poder Público em todas as esferas, o setor econômico (gerador do problema) e as universidades, tudo de acordo com a Lei Federal nº. 12305/2010,  Artigos 20 inciso II, e 33 inciso VI.
No momento em que o globo é sacudido mais uma vez pelo terror nuclear, em que a questão climática nunca esteve tão em evidência, em que a Água se torna motivo de guerra e o lixo sufoca a Terra, nossa atitude é como a do beija-flor quando da floresta em chamas, que além de neutralizar toneladas de sucata tecnológica, lança o desafio. VÃO ENCARAR? 
Pedro Guimarães Rodrigues - Ambientalista e Conselheiro - Conselho do Litoral.
30 de março de 2011 - Matinhos/PR

Nenhum comentário:

Postar um comentário